Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias do CRA-AP / PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E DE FORMAÇÃO DE MULTIPLICADORES DE CONHECIMENTOS EM MICRO E PEQUENAS EMPRESAS (MPEs)

por CRA publicado 07/12/2015 00h30, última modificação 14/05/2019 10h48
Inscrições abertas para o Programa de Capacitação em MPEs

Curso oferecido pelo CFA é gratuito e será ofertado para Administradores registrados do Amapá

Brasília, 3 de maio de 2019 – O Brasil tem cerca de nove milhões de micro e pequenas empresas. De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), elas já são as principais geradoras de riqueza no país: as MPEs respondem por 53,4% do Produto Interno Bruto (PIB) do comércio e, na indústria e no setor de serviços, a participação delas também é relevante - 22,5% e 36,3% respectivamente. Dada a relevância delas para a economia do Brasil, tornou-se necessária a qualificação dos pequenos negócios. Pensando nisso, o Conselho Federal de Administração (CFA) abriu as inscrições para o Programa de Capacitação e de Formação de Multiplicadores de Conhecimento em Micro e Pequenas Empresas (MPEs). A iniciativa faz parte do Acordo de Cooperação Técnica que a autarquia celebrou com a Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa do Ministério da Economia, Indústria, Comércio Exterior e Serviços (SEMPE-MDIC).

As inscrições podem ser feitas até o dia 4 de junho. Podem participar da capacitação, os administradores registrados no Conselho Regional de Administração do Amapá (CRA-AP). Serão oferecidas 50 vagas gratuitas, que serão sorteadas – em evento aberto ao público - entre os administradores inscritos. A capacitação é gratuita.

Metodologia – O Programa de Capacitação e de Formação de Multiplicadores de Conhecimento em MPEs será composto de quatro módulos. As aulas serão ministras pela equipe da Fundação Instituto de Administração (FIA) da Universidade de São Paulo e contemplam encontros presenciais e a distância.

No último módulo, os participantes terão vivências práticas em MPEs para apresentação do trabalho final do curso. “A capacitação visa alavancar a inserção dos profissionais de administração no amplo mercado de trabalho das MPEs, com o objetivo ainda de aprimorar o processo de gestão desse importante segmento da economia nacional”, explica o presidente do CFA, Mauro Kreuz.

O edital com todas as informações do Programa está disponível no site www.cfa.org.br.

Histórico – O Programa de Capacitação e de Formação de Multiplicadores de Conhecimento em MPEs foi criado em 2015 após o acordo de cooperação técnica que o CFA celebrou com a SEMPE. A proposta da iniciativa é preparar Administradores para atuarem como consultores em micro e pequenas empresas, disseminando conhecimentos e boas práticas de gestão.

Os profissionais que participam da Capacitação são habilitados com metodologias que permitem realizar diagnósticos, identificar problemas e encaminhar soluções em MPEs. A expectativa é expandir o projeto para outros CRAs e, assim, beneficiar Administradores dos demais Estados, além de contribuir com o Poder Público mediante a multiplicação de conhecimentos em MPEs.

Serviço

Programa de Capacitação e Formação de Multiplicadores de Conhecimento em Micro e Pequenas Empresas

Inscrições: De 3 de maio até 4 de junho de 2019

Locais de inscrições: site do CFA – www.cfa.org.br